Diet ou Light?

                         
                                    Photographic Print
                       
                       Diet ou Light?

Diet é um termo usado na maioria das vezes como sinônimo de retirada de algum nutriente, sem implicar no entanto a redução das calorias do alimento.

O Ministério da Saúde classifica-os como o grupo de alimentos produzidos para fins especiais e define: “Alimentos dietéticos são aqueles especialmente formulados e/ou produzidos de forma que sua composição atenda necessidades dietoterápicas específicas de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológica particulares”.

As substâncias comumente retiradas dos alimentos são os açúcares, o sódio, as gorduras, o colesterol, alguns aminoácidos, etc. Em alguns casos, a ausência de substâncias pode significar também em diminuição das calorias, como os alimentos sem açúcares (gelatinas, geléias, balas), ou sem gordura (leite desnatado). No entanto, pode ocorrer o contrário.

Alguns chocolates diet, por exemplo, são mais calóricos que sua versão normal. Apesar de não conterem açúcar, estes apresentam mais gordura que os outros e conseqüentemente são mais calóricos.

O fundamento dos produtos diet, então, é atender às pessoas que por alguma razão precisam restringir estas substâncias em sua alimentação. É o caso dos diabéticos, hipertensos, celíacos (dietas isentas de glúten), entre outros.

Já os produtos light são permitidos pelo Ministério da Saúde para serem usados quando forem cumpridos os atributos de “reduzido” ou “baixo”.

Este termo tem sido muito usado para indicar redução das calorias, seja esta redução originada pela diminuição dos açúcares, ou de gorduras, como por exemplo: requeijão cremoso light, maionese light, margarinas light, etc. Os produtos diet também são light? Nem sempre um produto diet é light!

Obrigatoriamente, os produtos rotulados como light, em português “leve”, possuem menos calorias quando comparados com sua versão normal. Ao contrário, os produtos diet nem sempre são menos calóricos. Vamos explicar:

Então pode haver produtos diet que sejam light? Sim! Os produtos diet com baixa caloria podem ser considerados “leves”.

Como é o caso dos doces diet, das gelatinas diet, (como já foi especificado anteriormente) e quaisquer preparações que sejam feitas com adoçantes. Nestes casos, tanto pessoas com diabetes como aquelas em regime alimentar podem usar.

Fonte: http://www.agecefrj.com.br

Site Médico

Anúncios

Sobre daurabrasil

Experimento a quietude e adentro meu sítio íntimo. Amplio a sensibilidade... E, com liberdade, encontro-me com a Poesia. Situo ainda algumas questões e o que elas implicam... Sem anular o pensamento, ouso revelá-las, refletindo o sentir e o consentir. (Daura Brasil) * * *
Esse post foi publicado em Diet ou Light?, Saúde e bem-estar e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Diet ou Light?

  1. Célia disse:

    vou precisar ler isso pelo menos mais duas vezes… a vida toda achei que diet queria dizer que poderia ser consumido por diabéticos, e que light significava que algum ou alguns dos componentes estava em menos proporção.. olha que perigo esse, de confiar nas coisas sem comprovar :s Muito interessante! E as fotos da (sua) natureza são lindíssimas! Esse cantinho é pura paz! :) Beijocas, querida Daura!

  2. Daura disse:

    Olha quem fala do meu cantinho… – quem é que tem "cantinhos incríveis" cheios de energia e graça?! Que delícia receber um comentário seu! Obrigada! Beijos

  3. Marjoriee disse:

    É verdade esse post é muito pertinente Daura querida…mtas pessoas confudem tudo…mto esclarecedor…A outra imagem de fundo do por do sol estava lindissimapor que retirou? rsss…mas está tudo mto perfeito comosempre…esse seu cantinho é de paz, aliás, como todos:o)) passei para visitar-te e desejar uma noite tranquilae serena..beijoe um sorriso da Marjoree.. :o))

  4. Daura disse:

    Marjoriiee, que bom que você apreciou. Fico muito feliz com a sua presença sempre tão gentil. Obrigada, amiga! Bjs

  5. MLoussa disse:

    Que legal este texto!Assim é possível separarmos coerentemente alimentos que dizem respeito às nossas dietas.Parabéns Daura!

  6. Daura disse:

    Obrigada, querida amiga! É mesmo importante distinguir um do outro.Estou muito feliz com a sua visita! Um maravilhoso domingo! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s