Ao Professor, com carinho! (Cecília Meireles)

You are Precious by David Sorensen
You are Precious by David Sorensen

Se há uma criatura que tenha necessidade de formar e manter constantemente firme uma personalidade segura e complexa, essa é o professor. […].
É certamente, uma grande obra chegar a consolidar-se numa personalidade assim. Ser ao mesmo tempo um resultado […] da época, do meio, da família, com características próprias […], e poder ser o que é cada aluno […], e estimular-lhe o poder vital e a capacidade de evolução.
E ter coração para se emocionar diante de cada temperamento.
E ter imaginação para sugerir.
E ter conhecimentos para enriquecer os caminhos transitados.
E saber ir e vir em redor desse mistério que existe em cada criatura, fornecendo-lhes cores luminosas para se definir, vibratilidades ardentes para se manifestar, força profunda para se erguer até o máximo, sem vacilações nem perigos.
Saber ser poeta para inspirar.
Cecília Meireles

“Não se pode falar de Educação sem amor.”
Paulo Freire

Anúncios

Sobre daurabrasil

Experimento a quietude e adentro meu sítio íntimo. Amplio a sensibilidade... E, com liberdade, encontro-me com a Poesia. Situo ainda algumas questões e o que elas implicam... Sem anular o pensamento, ouso revelá-las, refletindo o sentir e o consentir. (Daura Brasil) * * *
Esse post foi publicado em Ao Professor com carinho!, Crônica, crônica - Cecília Meireles, Homenagem, vídeo e marcado . Guardar link permanente.