Adolescência

O que é ser adolescente?

Você já ouviu alguém falar: “Ah… ele está na fase da “aborrecência”?” E você já se sente adolescente?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência é a fase entre os 10 anos até os 19 anos. É uma fase de mudanças e descobertas. O seu corpo está crescendo e ficando diferente. As suas emoções estão a mil! Um dia você se sente o máximo, depois se sente a pior das criaturas.

É assim mesmo. É nesta fase que você descobre quem você realmente é . Começa a gostar de coisas que não gostava antes e a achar horrível aquilo que, a um ano atrás, era maravilhoso!

Na adolescência , você descobre a sua “turma de amigos,” a sua “tribo” e vê que os Pais não são mais aquela compania para tudo. Embora, lembre-se que os seus Pais são os seus melhores conselheiros!

Você vai querer mudar o mundo, vai se inconformar com as injustiças, vai gostar do novo… vai criar uma identidade própria. Por isso , curta essa fase maravilhosa! Ela não voltará mais.

Descubra-se ! Mas fique longe das drogas, do álcool, seja responsável! O adolescente acaba entrando em furadas, quando se sente o todo poderoso. No melhor estilo: “Não vai acontecer comigo!” Mas acontece.

Gravidez indesejada, envolvimento com drogas, acidentes pelo uso de bebida alcoólica,… são alguns dos perigos que estão em seu caminho. Cuide-se, seja responsável consigo e com os outros, e , descubra a vida que tem pela frente !

Fonte: http://dicasdeciencias.com/2008/05/07/ser-adolescente/

* * *

Ouça, por favor

Quando peço que me ouça e você começa a me dar conselhos, não está fazendo o que eu pedi.

Quando peço que me ouça e você começa a me dizer por que eu não deveria me sentir assim, está ferindo os meus sentimentos.

Quando peço que me ouça e você acha que precisa fazer alguma coisa para resolver o meu problema, você não me ajudou.

Não fale nem faça – apenas ouça…

Talvez me desanime e hesite com frequência, mas não sou incapaz.

Quando você faz por mim alguma coisa que eu posso e preciso fazer por conta própria, você contribui para o meu medo e para a minha insegurança.

Mas, quando você aceita como um fato natural que eu sinta o que sinto, por mais irracional que seja, aí eu não preciso me preocupar em convencer você e posso tentar entender o que está por trás desse sentimento irracional…

Sentimentos irracionais fazem sentido quando entendemos o que está por trás deles.

Então, por favor, ouça, apenas ouça.

E, se quiser falar, espere um pouco a sua vez – e eu ouvirei você.

Canfield, J. & Hansen, M. V.: Histórias para aquecer o coração.

* * *

Sobre daurabrasil

Experimento a quietude e adentro meu sítio íntimo. Amplio a sensibilidade... E, com liberdade, encontro-me com a Poesia. Situo ainda algumas questões e o que elas implicam... Sem anular o pensamento, ouso revelá-las, refletindo o sentir e o consentir. (Daura Brasil) * * *
Esse post foi publicado em adolescência, Adolescência, Artigo, artigo, o que é ser adolescente, Psicologia e Comportamento, Reflexão e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

