Dia dos Avôs e Avós – 26 de Julho

Comemora-se o Dia dos Avôs e Avós em 26 de julho. E esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

História
Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.
Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.

São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Avôs_e_das_Avós

* * *

Um porto de abrigo.
Esta é uma das muitas de formas de descrever o papel dos avós na sociedade contemporânea onde impera a falta de tempo, o stress e, em muitos casos, lacunas na relação pais-filhos. Onde o amor é relegado para um plano onde o protagonista é a profissão. Onde pais, frutos da geração consumista, concentram-se em propiciar colégios particulares, roupas de marca, bens tecnológicos de ponta e, está tudo bem. Deram o melhor. Será o seu melhor?
Outros há que, para darem melhores condições a seus filhos endureceram a tal ponto que, seu tempo é consumido pelo trabalho e depois, exaustos, querem que seus filhos compreendam que estão cansados, que lhes deem um tempo. Tempo este, que negam ao filhos.
Não raro, hoje, os avós são os confidentes de netos adolescentes. Sabem parar e escutar. Com sua experiência de vida, se não tem, arrumam tempo para ouvir seus netos. Sabem parar e escutar porque aprenderam importância que tem este simples ato. E, na maioria das vezes, é este ato, o de dar a atenção solicitada, que faz toda a diferença! A atenção recebida torna as pessoas mais receptivas às orientações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e no exercício da própria vida.
Avós são mais que referência familiar, são hoje e, mais do que antes, referência pessoal e parceiros importantíssimos na formação de qualquer pessoa! E, dos futuros pais e avós…

Texto adaptado por Rosany Costa
http://twitter.com/rosanycosta
www.rosanycosta.com.br

Anúncios

Sobre daurabrasil

Experimento a quietude e adentro meu sítio íntimo. Amplio a sensibilidade... E, com liberdade, encontro-me com a Poesia. Situo ainda algumas questões e o que elas implicam... Sem anular o pensamento, ouso revelá-las, refletindo o sentir e o consentir. (Daura Brasil) * * *
Esse post foi publicado em Data Comemorativa, dia dos avós, Dia dos Avôs e Avós – 26 de Julho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s