V. Natureza Com Poesia – Azaleia

 

V. Natureza Com Poesia – Azaleia

 

 

Com formato apaixonante, as azaleias são uma das flores mais encantadoras que existem. Elas são nativas da China e Japão, mas foram melhoradas geneticamente na Holanda e Bélgica, resultando em uma variedade de cores, entre elas as incríveis mescladas.

As azaleias são consideradas as rainhas do inverno, sendo muito especiais por alegrar a estação em que a maioria das espécies está em repouso. Dessaforma, florescem principalmente entre abril e junho, quando as temperaturas estão mais baixas. Nesses períodos, é possível apreciar uma florada exuberante, em quantidades tão grandes que são capazes até de esconder a folhagem da planta.

 

Como cuidar das azaleias

As azaleias exigem cuidados especiais para conservarem-se belas e vistosas durante um longo período. No entanto, essas flores são rústicas e resistentes, suportando até mesmo condições adversas. Esse é um dos motivos que as fazem ser escolhas certeiras para adornar praças e ruas. Elas são, inclusive, consideradas a flor símbolo de São Paulo, por serem encontradas em vários cantos da maior cidade do país.

Ao cuidar de azaleia, você deve principalmente atentar quanto à quantidade e periodicidade das regas. As azaleias não devem receber água em excesso, porque tornam-se ambientes favoráveis para a proliferação de micro-organismos que as prejudicam. Você deve fazer isso sempre que verificar o solo muito ressecado, mas sem deixar acumular água sobre o prato. Uma vez por semana, mergulhe o vaso em um balde com água morna.

Leveza

Atente-se para podar as flores murchas a planta periodicamente, garantindo a remoção de pétalas murchas e amareladas sempre que elas aparecer. Isso evitará a proliferação de doenças e ajudará na abertura de novos botões. Aliás, a falta de floração principalmente durante a estação em que isso costuma acontecer é sinal de que a planta precisa ser adubada. Faça isso uma vez por mês, com a seguinte mistura caseira: uma parte de farinha de ossos e uma parte de torta de mamona. Se quiser optar por um fertilizante industrializado, escolha os produtos ricos em fósforo. Nesse caso, peça ajuda a um especialista para encontrar aquele mais indicado para a espécie que você cultiva e o utilize seguindo as instruções do fabricante.

As azaleias não podem ser expostas dentro de casa, porque precisam de muita luz solar para se desenvolverem adequadamente. Por isso, é importante escolher um local bem fresco e iluminado para colocá-las. Se você não tiver um quintal ou outro cômodo ao ar livre, uma boa ideia é deixá-las perto ou no para-peito de janelas. Além disso, elas devem ser expostas direto aos raios solares pelo menos quatro horas por dia.

 

Conheça curiosidades e lendas sobre a Azaleia

 

A azaleia, flor de origem asiática, é bem conhecida aqui no Brasil, tanto que Jânio Quadros a declarou um dos símbolos de São Paulo! Ela possui um formato delicado e uma grande variedade de cores, ainda mais após ter sido geneticamente modificada em laboratórios europeus.
Aqui em nosso país, as mais comuns são da espécie Rhododendron indicum que, originalmente, costumam ser das cores rosa, roxo e branco. E se você quer cultivar essa flor, espere até o outono, que é a época mais adequada para seu plantio. Ela precisa estar em um lugar onde não tome muito sol. Já o solo precisa ser bastante fértil e profundo. Assim como todas as flores, ela é cheia de significados que, dependendo de suas cores, vão desde amor à natureza até demonstração de romance. E você sabia que há uma lenda por trás dela? Aliás, não uma, mas sim duas

 

Agrado de Azaleias

Primeiro, disseram que um exército grego havia ido até a montanha Colchis atrás de um torrão de ouro. Inicialmente, as tribos locais tentaram impedi-los, mas de nada adiantou e, constantemente eles ganhavam batalhas. Um certo dia, eles resolveram provar do mel de uma colmeia que encontraram e acabaram caindo desacordados e só foram se recuperar após três dias. Após o acontecimento, eles contestaram que, na verdade, aquele mel continha muito néctar de uma espécie de azaleia. Após o ocorrido, a flor ficou conhecida como aquela que pode seduzir qualquer pessoa que a recebe de presente. Será?

 

Segredo Azaleias Brancas

Outra lenda é sobre um grande imperador chines que, apesar de toda sua riqueza e vitórias nos campos de batalha, era um homem sozinho que desejava ter uma amada mulher, mais especificadamente uma que ele via em seus sonhos. Um dia, após mais uma guerra, ele encontrou um mercador que lhe ofereceu uma uma planta e lhe disse que ela tinha flores mágicas. Com isso, ele a plantou em seu jardim e, pouco tempo depois, encontrou lá a mulher que tanto sonhava. O mercador que havia entregado a flor disse que eles deveriam tomar o chá de suas pétalas todos os dias e, assim, se apaixonavam cada vez mais e sua união era cada vez mais sólida!

Azaleias e Corações

Independente das lendas, o que sabemos é que as azaleias são flores lindas! Confira em nosso site as opções que temos, com lindos vasos exclusivos da Giuliana Flores!

 

Fonte: http://blog.giulianaflores.com.br

 

POESIA   –  PARA  UMA  AZALEIA

                                                   PARA UMA AZALEIA

Eu estava meditando,

quando para frente olhei

e na frente de uma casa,

um pequeno jardim avistei.

 

No meio daquele jardim

havia um pé de azaleia

que de tão bem podado,

parecia desenhado.

 

Muitas flores estavam abertas

e outras mais em botão,

mas apenas uma delas

prendeu a minha atenção.

 

Talvez por ser a única

que estava mais aberta,

sobressaindo entre o verde

parecia estar alerta.

 

Era como se ela fosse

uma grande guardiã,

à quem as outras florzinhas

olhassem como irmã.

 

E aquela azaleia

que ali sobressaia,

parecia estar lhes dando

grandes lições de poesia.

 

Percebi quando uma brisa

suas pétalas tocou,

e ela suavemente

apenas se inclinou.

 

E durante aquele tempo

que pra ela fiquei olhando,

senti dentro de mim

este poema gerando.

 

E ao parar de escrever

sobre a linda azaleia,

minha alma então me disse:

“Dedique esse poema pra ela.”

Do Livro: “Simplesmente Poemas” – Pág.92

Irene Coimbra

Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/autores/irenecoimbra

 

 

Anúncios

Sobre daurabrasil

Experimento a quietude e adentro meu sítio íntimo. Amplio a sensibilidade... E, com liberdade, encontro-me com a Poesia. Situo ainda algumas questões e o que elas implicam... Sem anular o pensamento, ouso revelá-las, refletindo o sentir e o consentir. (Daura Brasil) * * *
Esse post foi publicado em natureza, Texto, V - Natureza com Poesia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s